Primary Navigation

Novembro Azul

Com o foco no alerta para incentivar o diagnóstico precoce do câncer de próstata, em 2011 o Instituto Lado a Lado pela Vida criou a campanha hoje conhecida como Novembro Azul.

Unidos ao Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a campanha contra o segundo câncer que mais atinge homens no Brasil (perdendo somente para o câncer de pele) se tornou uma das maiores ações focadas no bem da saúde masculina.

Segundo dados divulgados pelo INCA, mais de existem aproximadamente 3 milhões de homem que convivem com essa doença além de 68.220 novos casos e 15 mil mortes por ano, números alarmantes para essa doença extremante séria.

As ações desenvolvidas através do Novembro Azul tem como foco não só o incentivo ao acompanhamento médico, mas também a quebra de paradigmas que rodeiam a sociedade masculina no geral.

O movimento coloca em destaques pontos chave de mudanças no cotidiano para que o homem consiga levar uma vida muito mais saudável, como uma alimentação balanceada, sexo seguro, cuidados com a saúde mental e a prática de atividade física.

Além dos exames periódicos de próstata, é indicado que sejam feitos com frequência alguns outros procedimentos como:

– Verificação da pressão arterial;
– Hemograma completo;
– Dosagem da glicemia;
– Dosagem do colesterol;
– Testes de urina;

É sempre importante lembrar que a única forma de existir a chance da cura do câncer de próstata é com o diagnóstico precoce. Por isso, mesmo que sem sintomas aparentes os cuidados devem ser mantidos ao longo da vida.

Homens acima de 45 com fatores de riscos ou histórico genético ou a partir de 50 sem esses fatores devem ir ao urologista e saber mais sobre os exames de toque retal que é um dos pontos chaves para que o médico possa avaliar alterações na glândula e pedir exames mais específicos.

Novembro Azul: Homem que se cuida tem atitude.


Comentários