A Osteoporose é uma condição metabólica que atinge principalmente mulheres acima dos 45 anos e vêm se tornando cada vez mais comum em decorrência do envelhecimento da população.
Definida pela diminuição progressiva da densidade óssea, a osteoporose provoca o aumento dos riscos de fratura devido a fraqueza dos ossos.
Por ser uma doença silenciosa, quando detectada normalmente já se encontra em um estado avançado onde ocorrem as fraturas espontâneas. Ou seja, em um ponto onde o osso já ficou tão poroso e fraco que não consegue suportar os mínimos esforços ou impactos.
Nesta doença, as lesões mais comuns estão nas vértebras (em decorrência da compressão das mesmas), fêmur, punho e costelas. Nesse momento da doença, as dores normalmente estão ligadas principalmente às áreas mais afetadas.
O diagnóstico é indolor e pode ser feito através do exame de densitometria óssea por raios X. Nesse ponto, é possível medir a densidade óssea e usar como base para a comparação com valores pré-estabelecidos.
Existem algumas bases importantes para a prevenção da doença que devem ser aplicadas durante toda a vida: ingestão de cálcio, exposição moderada ao sol para a fixação da vitamina D e prática de exercícios físicos.
Comentários