Celebrado no mês de abril, o Dia Mundial da Saúde é uma oportunidade para se refletir sobre o que é saúde. O conceito difundido na contemporaneidade compreende a saúde como um “estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”, ou seja, ter saúde não se resume a estar livre de doenças.
A temática da PROMOÇÃO à saúde e qualidade de vida tem ganhado destaque no cenário atual a partir desse entendimento, aliando-se às ações tradicionais de prevenção e recuperação. Promover saúde significa criar condições que favoreçam a melhoria da qualidade de vida das pessoas, incluindo fatores do próprio cotidiano.
“Evidências mostram que a saúde está muito mais relacionada ao modo de viver das pessoas do que à ideia hegemônica da sua determinação genética e biológica” (PNPS, 2002). Sabe-se que fatores externos condicionam, também, os níveis de bem-estar físico e mental. Assim, conciliar bons hábitos de vida se torna uma excelente alternativa para promoção da saúde, tais como:
– Pratique atividade física: estudos recentes apontam que pessoas que não realizam nenhuma atividade física têm de 20% a 30% mais risco de morrerem em decorrência de diabetes, doenças cardiovasculares, dentre outras, em relação àquelas que praticam pelo menos 30 minutos diariamente.
– Pare de fumar: o uso de tabaco é fator de risco para cerca de 50 doenças, dentre elas, o câncer. Estima-se que o tabagismo seja responsável por 200 mil óbitos ao ano no Brasil.
– Mantenha uma alimentação equilibrada: a boa alimentação tem um papel fundamental na saúde, prevenindo doenças e auxiliando no processo de cura de muitas delas. Não exagere no consumo de sal, gordura e produtos industrializados.
– Não abuse do consumo de álcool: o uso abusivo de álcool pode ocasionar diversas doenças, como as cardiovasculares e distúrbios digestivos.
Compreender a importância de hábitos saudáveis no do dia a dia constitui um dos primeiros passos para a jornada de busca por uma boa saúde. Nunca é tarde para começar, que tal ainda hoje?
Comentários