Primary Navigation

Setembro Amarelo

Em 2015 nascia através da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, CVV (Centro de Valorização da vida) juntamente com o Conselho Federal de Medicina – CFM, a campanha de Setembro Amarelo.

A campanha, apesar de ter como data oficial o dia 10 de setembro, acontece durante o ano todo devido aos grandes números de casos de suicídio presente todos os anos no Brasil e no mundo.

O Setembro Amarelo aparece como um mês dedicado a reduzir este número de casos, divulgando a campanha e conscientizando as pessoas sobre formas de pedir ajuda antes de chegarem ao ponto final da vida.

Como falar sobre saúde mental ainda é um tabu na sociedade, criar um espaço de comunicação e informação é extremamente importante para essa causa delicada que ganha com o passar dos anos cada vez mais visibilidade.

Mas ainda é pouco!

O debate sobre saúde mental deve ser diário.

O Setembro Amarelo tem o objetivo de mostrar para as pessoas que sofrem com problemas psicológicos que elas não estão sozinhas e podem procurar ajuda. Apesar de no determinado momento elas não conseguirem visualizar a saída para seus problemas, ela existe, e pode ser alcançada.

Além disso, a campanha ajuda as pessoas a verem e se identificar com os problemas divulgados pela campanha, criando uma oportunidade de uma abordagem precoce para um tratamento eficaz antes do ponto de desespero.

A campanha reforça a ideia do debate e diálogo sobre a saúde mental.

Se você está passando por alguma situação delicada ou conhece alguém que está, procure ajuda. Ninguém precisa passar por isso sozinho.

Ligue 188 – Centro de Valorização da Vida


Comentários