Apesar de possuírem nomes parecidos e algumas semelhanças nos sintomas como congestão e secreção nasal, essas enfermidades são diferentes e, portanto, precisam de atenção individualizada e acompanhamento médico.
O que é a Sinusite?
Sinusite é a inflamação da mucosa dos seios da face, geralmente, é causada pelo vírus da influenza, mas também pode ser ocasionada por alergias e pelo acúmulo de secreção no nariz, que favorece a proliferação de bactérias, ocasionando a sinusite.
A sinusite pode se manifestar de duas formas: aguda e crônica. No caso da sinusite aguda os sintomas podem persistir por até 3 meses, passando desse período, é considerada uma sinusite crônica.
Os principais sintomas a serem observados na sinusite são:
- Sensação de cabeça pesada;
- Congestão nasal;
- Dor de cabeça;
- Tosse;
- Febre ocasional;
- Secreção nasal esverdeada e espessa;
- Sensação de mal-estar;
- Irritações na garganta;
O que é a Rinite?
A rinite, por sua vez, é uma inflamação da mucosa do nariz. Suas principais causas são: infecções por vírus, bactérias e agentes alergênicos, tais como: ácaros, poeira, pólen, pelos de animais, entre outros. Nesta última causa, estamos falando da rinite alérgica e é o tipo mais comum de rinite.
Os principais sintomas da rinite são:
- Espirros;
- Congestão nasal;
- Secreção nasal transparente;
- Tosse seca;
- Coceira no nariz, olhos, garganta e céu da boca;
Essas enfermidades podem aparecer sempre que a pessoa tiver contato com seus agentes causadores, como: vírus, bactérias ou substâncias alergênicas. O tempo seco e as mudanças abruptas de temperatura também são um fator desencadeante dessas condições.
Um ponto de observação é que essas enfermidades também podem se manifestar juntas, uma vez que a rinite pode ocasionar a sinusite.
Não negligencie a sua saúde! O recomendado é sempre procurar auxílio médico. O otorrinolaringologista é o profissional indicado e capacitado para avaliar o caso e conduzir o tratamento ideal.
Comentários